sábado, 27 de julho de 2013

Chamado ou Voluntário ?



“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados” -Efésios 4.1

Nosso encargo é edificar uma igreja de vencedores. E uma igreja de vencedores é uma igreja onde as pessoas têm encargo por aquilo que fazem. Ou seja, temos a consciência de que fomos chamados por Deus para isso. Se não for assim, a nossa vida não faz sentido. 
Infelizmente, muitas igrejas ainda trabalham com a visão do voluntariado. Essa visão moderna e antibíblica tão difundida pelas Ongs e tão reconhecida pela sociedade moderna, não faz parte dos valores do Reino. É um modernismo que tem prejudicado o cumprimento do comissionamento divino. 
Está certo o Dr. Ralph Neighbours, em seu livro sobre supervisão de células quando estabelece as diferenças entre o chamado e o voluntário. 

Um voluntário olha para o ministério como mais um compromisso que ele é obrigado a cumprir, mas alguém chamado por Deus olha para o ministério como outra oportunidade para ser usado por Deus.

Um voluntário olha para as críticas construtivas com ressentimento, mas alguém chamado por Deus é agradecido pelo retorno que as pessoas dão ao seu trabalho, já que ele quer melhorar sempre o que faz.

Um voluntário dedica o mínimo de esforço necessário, mas o chamado por Deus dedica o máximo de esforço. 

Um voluntário fica sentado e reclama das inúmeras coisas que o estão chateando, mas alguém chamado por Deus assume sua responsabilidade pessoal de ajudar a melhorar o que precisa ser melhorado.

Um voluntário sente-se ameaçado pelos dons e habilidades dos outros, mas alguém chamado por Deus sente-se seguro pela direção de Deus em sua vida.

Um voluntário não busca estudar ou preparar-se melhor no que está a fazer (afinal de contas ele é um voluntário), mas alguém que é chamado por Deus tenta se preparar para exercer seu ministério da melhor forma possível.

Um voluntário é cego a respeito das necessidades do ministério, mas alguém chamado por Deus ora intensamente por essas necessidades.

Um voluntário vai desistir diante dos primeiros sinais de adversidade ou desencorajamento, mas alguém chamado por Deus permanece e continua a trabalhar, apesar dos obstáculos no caminho.

Um voluntário é mais propenso a ciúme e inveja, mas alguém chamado por Deus glorifica a Deus por distribuir habilidades espirituais.

Um voluntário se retrai e evita resolver conflitos pessoais, mas alguém chamado por Deus busca resolver todos os conflitos de relacionamento para preservar a unidade da equipa com a qual está servindo.

Um voluntário tem como sua principal fonte de desempenho os seus próprios dons e habilidades, mas alguém chamado por Deus sabe que ser canal do poder de Deus é a melhor recompensa que alguém pode ter em sua vida.

Um voluntário não aceita ser colocado em situações de “tensão”, mas alguém chamado por Deus responde com humilde dependência de Deus.

E então? Você é chamado ou voluntário?

Por:Pr. Nelson Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário