domingo, 21 de julho de 2013

A sabedoria Divina

vinhadevocional
                                                
Efésios 1:17 “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele,”

Certamente precisamos do espírito de revelação no pleno conhecimento de Cristo, mas Paulo também clama pelo espírito de sabedoria. O sucesso de uma grande obra está condicionado ao uso da sabedoria. Existe a sabedoria do mundo e a sabedoria de Deus, mas a que nos trará plena satisfação e segurança é a sabedoria de Deus.
Necessitamos da sabedoria Divina quando passamos por tribulações, pois somente a fé não basta! É necessário sermos sábios.

Existem verdadeiros servos de Deus, cheios de santidade, fé e perseverança, mas só isso não basta! Precisamos de sabedoria divina nas tomadas de decisões.

Tiago 1:1-5 “1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações. 2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, 3  sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4  Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. 5  Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.”

Existem 4 coisas para sairmos de uma provação: Fé, perseverança, sabedoria e Alegria.

Tiago era o Pastor presidente da Igreja em Jerusalém. Ele era líder de Pedro, de João e outros discípulos de Jesus. O primeiro concilio dos apóstolos sobre os gentios, Tiago foi quem determinou as condições que seria, estabelecidas para os gentios (At. 15:29). Tiago foi o primeiro pastor da Igreja Primitiva.

Um dos inimigos da sabedoria é o orgulho. A bíblia diz que devemos aprender até com as formigas. Um orgulhoso se recusa a aprender com alguém que saiba menos que ele, principalmente uma formiga.

O que nos falta para termos bons relacionamentos, para prosperarmos, para termos alegria e paz durante os problemas e lutas é sabedoria.

Não basta ter uma boa intenção. Uzá teve boa intenção e não teve sabedoria, por isso acabou morto.

Com é a sabedoria Divina?

Tiago 3:17-18 “17  A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacíficaindulgentetratávelplena de misericórdia e de bons frutosimparcialsem fingimento. 18  Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.”

1. A sabedoria é primeiramente pura

Antes de mais nada, a Sabedoria que vem de Deus para nós é pura. Ela não possui nenhuma mistura, nenhum outro propósito que não seja aquele gerado por Deus em nós.

Não há intenções humanas. Não é motivada por desejos humanos, por vaidades, por questões particulares e pessoais.
Pureza é não ter nada que seja de motivação inapropriada, fora do propósito de Cristo. É clara e objetiva.

2. A sabedoria é pacifica

Provérbios 29:11 “O insensato expande toda a sua ira, mas o sábio afinal lha reprime.”

A sabedoria divina gera paz. No meio do calor de uma conversa, quando há sabedoria, o fim dela é paz.

A sabedoria Divina não insita a ira, ela deve ser demonstrada por palavras que transmitem amor.

Muitas vezes serão necessárias palavras firmes e duras, porém, só devemos liberar palavras que abatam alguém se estivermos dispostos a estar ao lado da pessoa para ajudá-la a levantar.

3. A sabedoria é indulgente.

Indulgente é ser gentil e eqüitativo, apropriado e conveniente, é ser moderado.

Indulgencia é o equilíbrio de enxergar virtudes até em alguém condenado.

Filipenses 4:5 “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.”

1 Timóteo 3:3 “não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento;”

Não é negociar a verdade mas a capacidade de motivar aqueles que estão em reprovação para saírem de seus pecados.

4. A sabedoria é tratável

Tratável é estar disposto a ouvir, é ser maleável, complacente, facilmente persuadido e apto à ceder. Fácil de se trabalhar.

Todo líder sábio tem que aprender a ouvir. Não ser rígido a ponto a quebrar.

Devemos ser inflexíveis com o pecado, mas flexíveis com o pecador. Jesus dizia: vá e não peques mais.

É o oposto de obstinado, alguém que não ouve ninguém.

A queda de Davi no levantamento do censo (2 Sm. 24). Joabe disse: “ora, multiplique o SENHOR, teu Deus, a este povo cem vezes mais, e o rei, meu senhor, o veja; mas por que tem prazer nisto o rei, meu senhor?...a palavra do rei prevaleceu contra Joabe e contra os chefes do exército…”

5. A sabedoria é plena de misericórdia e bons frutos.

Misericórdia é ter uma atitude de compaixão. É você não dar o que a pessoa merece! Bons frutos são as ações de misericórdia;

Miquéias 6:8  Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.

Mateus 5:7  Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

Tiago 2:13  Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.

6. A sabedoria é imparcial;

É imparcial (sem ambigüidade, não oscila, não varia, é estável, definida, posicionada, não é evasiva);

É convicto e firme nos princípios bíblicos. Não negocia os valores diante das adversidades ou oposições;

É leal à verdade Bíblica.

7. A sabedoria é sem fingimento (sem hipocrisia);

Não encena, não manipula, não faz política, é autêntica e genuína, é simples;

Sabedoria não esconde e nem mascara a verdade, ela é clara como água cristalina e reflete como espelho.

O que semeamos colhemos:

A sabedoria semeia a paz e a justiça na vida dos outros. O que somos é o que vivemos, o que vivemos é o que semeamos. O que semeamos determinará o que colheremos.

Se decidimos viver a sabedoria divina, colheremos paz e justiça.


Deus o abençoe muitíssimo


Por: Pr. César A. Gianfelice
Igreja Videira Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário